segunda-feira, 3 de março de 2008

Carta ao eleitor

Querida amiga, querido amigo, agora é sério!

Venho pedir teu voto ao Senado Italiano. Faço parte de uma chapa cívica que deseja colocar a comunidade italiana do Sul do país no seu merecido lugar. É uma chapa de linha independente, não atrelada a partidos políticos – condição básica que me levou a aceitar essa idéia. Além disso, mais do que uma eleição, é um projeto que se inicia para defender os direitos dos italianos no exterior, seja qual for a corrente de governo que assumirá depois das eleições de abril próximo. Como exemplo destas propostas, posso citar a luta contra a discriminação às mulheres nascidas antes de 1.948, que hoje são impedidas de transmitir a cidadania a seus descendentes. Esta discriminação tem que acabar.

Também falo do Cheque Social para os italianos menos favorecidos da América e da democratização do italiano através do aumento do número de escolas e convênios para o estudo da língua, com subsídios do governo italiano. Outro aspecto a ser batalhado são os intercâmbios com as universidades italianas através de convênios que permitam aos jovens ter acesso ao ensino superior na Itália. Temos as universidades mais antigas da humanidade e um vasto potencial - principalmente nas áreas Humanas para Graduação e Pós-Graduação.
A luta também será para uma maior atenção com a nossa rede consular. Filas e prazos imensos para pleitos de cidadania nos consulados devem ser equacionados e atendidos mais rapidamente com mais funcionários. Os servidores de hoje são heróis, mas são poucos. Por fim, se buscará uma maior promoção e integração da nossa cultura. Não falo apenas em cultura da imigração italiana. Nada contra os corais que cantam “Mérica, Mérica”, mas também se faz necessário dar espaço ao novo, aos novos artistas e agentes culturais da América e, em especial, ao Sul do Brasil.
Como podem perceber algo está se transformando. Os humoristas também podem falar sério, afinal estão soprando os ventos da mudança.
A hora de embarcar é agora. “La nave và!”

2 comentários:

GS Industry disse...

Ciao Iotti, i tuoi amici in Italia sono orgogliosi della tua decisione di scendere in campo. Ti aspettiamo a Roma!
Emanuele Bellato
(Radicci fans club Italia)

Unknown disse...

Iotti,
Os astros te reservaram a missão sublime de destilar o nectar da comunicação pura,positiva e mantenedora de nossa tradição italiana que tanto buscamos no nosso dia a dia. A arte que herdaste e o teu modo peculiar e expontaneo de representá-la poderá
agora ser mostrada ao mundo atraves do Senado Romano que já o conquistaste por méritos próprios.
Mereces o palco do mundo. Leila e Elio Zanette - Porto Alegre - RS