quinta-feira, 27 de março de 2008

Como votar - Deputado e Senador

Ao receber a correspondência com as cédulas de votação é necessário fazer um X na chapa em que se vai votar e ao lado escrever o nome dos dois candidatos. Isto se repete tanto na cédula VERDE (para SENADOR) e na cédula MARROM (para DEPUTADO).

Ao votar, escrever os nomes com caneta preta ou azul (em outra cor o voto é anulado) e NÃO assinar as cédulas.

Após o voto, colocar as cédulas no envelope de devolução do voto, que já vem selado, e devolver nos Correios para que o mesmo chegue ao Consulado Geral da Itália em Porto Alegre até as 16hs do dia 10 de Abril.


Abaixo segue a indicação de como votar para DEPUTADO:





Abaixo segue a indicação de como votar para SENADOR:


Para quem não receber as cédulas

Para quem não tiver recebido a correspondência com as cédulas de votação e material informativo até o início da próxima semana indicamos que entrem em contato com o Consulado Geral de Porto Alegre através dos seguintes horários de atendimento telefônico:

Das 9 às 12 horas de segunda à sexta-feira
Segunda, quarta e sexta-feira das 13:00 às 14:00 horas.
Terça-feira e quinta-feira das 14:00 às 16:00 horas

CONSULADO GERAL DA ITÁLIA
Porto Alegre (Brasil)
Endereço: Rua José de Alencar, 313 - 90880-481 - Porto Alegre (RS) Brasil

TELEFONE: +55.51.3230.8200
E-mail: urp.portoalegre@esteri.it
FAX: + 55.51.3230.8222 - +55.51.3230.8218
Circunscrição consular: Estado do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 17 de março de 2008

Candidatura na imprensa


ELEIÇÕES ITALIANAS 2008



Prezados Eleitores, Famílias Italianas,

Sou candidato ao Parlamento Italiano como Deputado na Chapa Movimento Associativo Italiani All’Estero, juntamente com Ricardo Merlo, único político italiano eleito na América Meridional em 2.006, não nascido na Itália. Nossa “SQUADRA BRASILIANA” conta com o GIANNI BOSCOLO (SP) candidato à Câmera e dos veteranos CARLOS HENRIQUE IOTTI (Radicci do RS) e ITAMAR BENEDET (SC) para o Senado.


A proposta do Movimento Associativo, de um projeto para os próximos vinte anos, veio ao encontro de todos os meus ideais e me fez aceitar de imediato o convite para esta eleição.
Estamos comprometidos com os descendentes de italianos residentes no Brasil e na América do Sul, mantendo cada vez mais ativo o intercâmbio Brasil/Itália, certos de que ambos os lados serão amplamente beneficiados nesta troca.

Neste projeto, queremos proporcionar aos jovens o acesso à língua, à cultura italiana, além de formação profissional nos mais diversos campos do conhecimento. Aos idosos implementar os programas sociais já existentes em outros países da América do Sul e a todos, Direitos Civis que envolvam desde a desburocratização e otimização de serviços consulares, até ao direito de transmissão de cidadania às mulheres nascidas antes de 1.948 e uma lei definitiva para o drama dos Trentinos.

Peço apoio desta família italiana, seus componentes e afins às nossas candidaturas, pois é nos movimentos criados e suportados pela sociedade civil (no nosso caso as associações e famílias de italianos presentes em todo o mundo), que encontramos modo de proporcionar à comunidade, acesso à cultura e aos direitos onde o governo italiano não é atuante.

O prazo de campanha é curto, não sendo possível um contato mais próximo com todos os interessados nesta luta, mas posso garantir meu empenho sempre forte e permanente nesta causa.

Agradeço a atenção e solicito o especial favor em fazer chegar aos vossos familiares nossa mensagem. Somos apaixonados pela italianidade e, juntos, poderemos trabalhar para avançar ainda mais.

LUIS MOLOSSI
Candidato a Deputado pelo MOVIMENTO ASSOCIATIVO ITALIANI ALL’ESTERO CON MERLO

quinta-feira, 13 de março de 2008

Lançamento da campanha





No final de semana de 8 e 9 de Março os candidatos e representantes da chapa Movimento Associativo Italiani all’estero reuniram-se em Buenos Aires (Argentina) para o lançamento da campanha às eleições italianas 2008. Na ocasião Iotti estava presente para demarcar a sua candidatura como senador.

Aqui estão alguns registros deste encontro!

A hora de embarcar é agora. “La nave và!”

Saiba mais



Visite também:

segunda-feira, 10 de março de 2008

Comunicado Sobre as eleições

Consolato Generale d'Italia PORTO ALEGRE
COMUNICADO
ELEIÇÕES DO PARLAMENTO ITALIANO
VOTO NO EXTERIOR POR CORRESPONDÊNCIA
Com Decreto do Presidente da República da Itália de 6 de fevereiro de 2008, foi fixada para os dias 13 e 14 de abril de 2008 a eleição para a Câmara dos Deputados e para o Senado da República. Na Itália, as votações serão realizadas nas sedes eleitorais dos Municípios de residência no domingo dia 13 de abril e na segunda-feira dia 14 de abril. Os cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul, inscritos nas listas eleitorais deste Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, podem participar das eleições votando POR CORRESPONDÊNCIA. O eleitor residente no Rio Grande do Sul, que não tenha manifestado a sua opção de votar na Itália, receberá por correio do Consulado-Geral, até o dia 26 de março, um ENVELOPE contendo:
a) um folheto informativo que explica como votar;
b) o certificado eleitoral;
c) a cédula eleitoral (duas para o eleitor maior de 25 anos, que pode votar também para o Senado);
d) um envelope em branco e um outro envelope já selado com o endereço do Consulado Geral;
e) as listas dos candidatos;
O eleitor, utilizando o envelope já selado e seguindo as instruções contidas no folheto informativo, deverá expedir SEM ATRASO as cédulas eleitorais votadas, de forma que cheguem a este Consulado-Geral até no máximo às 16:00 hs (horário local) do dia 10 de abril de 2008.
O voto é pessoal e secreto. É proibido votar mais vezes e enviar cédulas eleitorais por meio de terceiros. O eleitor que até a data de 30 de março de 2008 não tiver ainda recebido o envelope eleitoral, poderá dirigir-se pessoalmente ao Consulado Geral da Itália, na Rua José de Alencar, 313 em Porto Alegre , ou ligar para o numero 3230-8206, exclusivo para questões eleitorais, para verificar a sua situação eleitoral e solicitar uma segunda via.
INFORMAÇÕES DETALHADAS TAMBÉM PODEM SER OBTIDAS NO SITE : WWW.ESTERI.IT "VOTO ALL'ESTERO".

sexta-feira, 7 de março de 2008

terça-feira, 4 de março de 2008

Esclarecimentos sobre as eleições





A partir do mês de março/08, os brasileiros que possuem dupla cidadania receberão os envelopes para votar em candidatos que os representem no Parlamento Italiano - serão 2 senadores e 3 deputados para a América Latina.


Tal eleição ocorre porque no dia 06/02/08, o presidente italiano decretou a dissolução do parlamento italiano em vigor, e convocou novas eleições que deverão ocorrer dias 13-14/04/08.


No Brasil, as eleições acontecem até as 16:00h do dia 10/04/08. Como um dos representantes do Brasil a uma vaga no Senado temos o Iotti, conhecido jornalista e cartunista do Sul do país, criador do personagem Radicci (uma espécie de alter-ego dos imigrantes italianos com uma roupagem universal).





Abaixo segue a sua carta de intenções ao eleitor.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Carta ao eleitor

Querida amiga, querido amigo, agora é sério!

Venho pedir teu voto ao Senado Italiano. Faço parte de uma chapa cívica que deseja colocar a comunidade italiana do Sul do país no seu merecido lugar. É uma chapa de linha independente, não atrelada a partidos políticos – condição básica que me levou a aceitar essa idéia. Além disso, mais do que uma eleição, é um projeto que se inicia para defender os direitos dos italianos no exterior, seja qual for a corrente de governo que assumirá depois das eleições de abril próximo. Como exemplo destas propostas, posso citar a luta contra a discriminação às mulheres nascidas antes de 1.948, que hoje são impedidas de transmitir a cidadania a seus descendentes. Esta discriminação tem que acabar.

Também falo do Cheque Social para os italianos menos favorecidos da América e da democratização do italiano através do aumento do número de escolas e convênios para o estudo da língua, com subsídios do governo italiano. Outro aspecto a ser batalhado são os intercâmbios com as universidades italianas através de convênios que permitam aos jovens ter acesso ao ensino superior na Itália. Temos as universidades mais antigas da humanidade e um vasto potencial - principalmente nas áreas Humanas para Graduação e Pós-Graduação.
A luta também será para uma maior atenção com a nossa rede consular. Filas e prazos imensos para pleitos de cidadania nos consulados devem ser equacionados e atendidos mais rapidamente com mais funcionários. Os servidores de hoje são heróis, mas são poucos. Por fim, se buscará uma maior promoção e integração da nossa cultura. Não falo apenas em cultura da imigração italiana. Nada contra os corais que cantam “Mérica, Mérica”, mas também se faz necessário dar espaço ao novo, aos novos artistas e agentes culturais da América e, em especial, ao Sul do Brasil.
Como podem perceber algo está se transformando. Os humoristas também podem falar sério, afinal estão soprando os ventos da mudança.
A hora de embarcar é agora. “La nave và!”

Movimento Associativo Italiani all’estero





















Il cambiamento è possibile
A mudança é possível
El cambio es posible



Juntos podemos!
Insieme possiamo!
Juntos podemos
!